Seis tendências imperdíveis em bem-estar

First image...
The Resort at Pedregal, no Cabo San Lucas, México.

Universo do bem-estar

De tratamentos holísticos a detox digital, temos tudo o que você precisa.

Share
The Royal Suite na SHA Wellness Clinic, na Espanha.
Fairmont Sonoma Mission Inn & Spa, na Califórnia.

Por Nadine Courtney 

Nos últimos anos, o bem-estar – até então um conceito nebuloso – tornou-se uma tendência, e todos os melhores resorts oferecem opções na área. No entanto, embora os hotéis já venham oferecendo pacotes com massagens adicionais em seu spa e incluindo ioga entre as opções em fitness, a nova geração de clientes desses spas busca algo mais significativo.
 
“Houve uma grande mudança em termos do que os clientes procuram em viagens no setor de bem-estar”, afirma Kathleen Sutter, proprietária de uma agência Virtuoso em Sarasota, na Flórida. “Não se trata mais só de massagens, ioga, tratamentos em salão e programas para a perda de peso, embora essas opções continuem sendo importantes.” Agora, é preciso mais do que apenas algumas aulas e comodidades. Agora, os viajantes mais experientes buscam maximizar seu tempo longe de casa com “jornadas” de tratamentos em diversas etapas, sessões com profissionais mundialmente famosos e roteiros que compensem uma viagem para o outro lado do mundo – tudo pensado para melhorar ainda mais a busca dos hóspedes pelo bem-estar.
 
O grande objetivo? Voltar para casa conhecendo mais claramente a si mesmo e com uma melhor percepção do sentido da vida. “O bem-estar reside em encontrar a experiência que irá ajudar você a criar uma mudança positiva”, explica Victoria Strubbe, consultora Virtuoso de Manhattan Beach, na Califórnia. Os hóspedes não querem apenas tratar ombros doloridos; eles querem transformar suas vidas.
 
Pensando nisso, encontramos as tendências imperdíveis em bem-estar. De tratamentos holísticos ao hygge, temos tudo o que você precisa.

Hygge

Nenhum outro conceito causou tanta repercussão na área de bem-estar nos últimos anos do que o conceito dinamarquês do hygge (que se pronuncia “hu-ga”). A popularidade do hygge, traduzido livremente como “busca pelo conforto” (imagine a luz de velas tremeluzindo, bate-papos em volta de uma fogueira com as pessoas que você ama, meias de lã e um chocolate quente com canela) pode ser atribuída ao fato de que todos, independentemente de classe social, nacionalidade ou posição política, precisam de um pouco de amor e carinho.
 
No setor de viagens para o bem-estar, isso se traduz em programas criados para oferecer mais contato e simplicidade, como caminhadas pela floresta, aulas que ensinam a ler e escrever haicais, aulas de aquarela e trilhas pelas montanhas. Enquanto isso, os lounges para relaxamento antes e depois dos tratamentos oferecem as melhores oportunidades para o hygge. Aqui, os hóspedes podem se recostar em uma poltrona reclinável com um cobertor macio em um ambiente à meia-luz, saboreando um chá de ervas preparado na hora.
 
O hygge oferecido nos melhores spas do mundo demonstra que é possível estar do outro lado do planeta – buscando desafios, saindo da sua zona de conforto, experimentando coisas novas – e, ainda assim, sentir-se em casa.

Alimentação consciente

O prazer de experimentar comida e vinhos deliciosos geralmente faz parte das viagens, mas muitos hóspedes querem agora uma alimentação mais simples, escolhendo os alimentos de acordo com suas necessidades pessoais.
 
“Os consumidores estão cansados da palavra ‘dieta’”, diz Sutter. “Eles buscam orientações para um estilo de vida mais adequado. E não apenas a respeito do que se come, mas também de como aquilo que você come afeta seu corpo, por dentro e por fora.” Nos melhores resorts, o foco na nutrição pode ser visto em passeios e degustações em hortas particulares ou em aulas que dão um melhor entendimento das informações nutricionais em rótulos e os conceitos mais falados no momento. A culinária geralmente é orgânica e, com frequência, os pratos são feitos a partir de ingredientes locais, sendo muito comum aprender, ao mesmo tempo, com diversos tipos de produtores – de fazendeiros a produtores de queijos – e também chefs mundialmente famosos.
 
A alimentação consciente não se concentra tanto em classificar alimentos como prejudiciais – como o açúcar, a manteiga e as gorduras –, e sim em se preocupar com a fonte dos alimentos, os modos de produção, como o corpo irá responder a eles e se você está fazendo as melhores escolhas para si mesmo.

Detox digital

No mundo de hoje – no qual as pessoas estão sempre grudadas nos celulares, preocupadas em responder aos e-mails imediatamente e acostumadas a publicar tudo o que fazem no Instagram, no Snapchat e no Facebook –, deixar o celular de lado, sair do mundo digital e se conectar com o que está à nossa volta é um dos maiores luxos atuais.
 
“Uma das melhores formas de diminuir o stress é se libertar dos seus aparelhos e se conectar às pessoas com quem você está, com você mesmo e com aquilo que o rodeia”, afirma Karen Goldberg, diretora-presidente do Virtuoso Hotels and Resorts. “Um detox digital geralmente traz como resultado mais criatividade e novas perspectivas. Os benefícios compensam imensamente qualquer tipo de inconveniência passageira”.
 
Os resorts que oferecem o detox digital geralmente proíbem aparelhos eletrônicos em áreas de uso comum, e alguns nem mesmo oferecem Wi-Fi. Outros estabelecimentos solicitam que os hóspedes entreguem seus aparelhos logo na chegada, devolvendo-os apenas após o fim do programa ou da estadia.
 
Embora essa possa parecer uma abordagem um tanto draconiana, os benefícios são imediatos: Os hóspedes dormem melhor e se tornam mais presentes ao participar dos grupos em atividades, tratamentos e programas oferecidos – desde os passeios de bicicleta e práticas de ioga à massagem tailandesa, sessões para controle do stress e coaching pessoal, tudo para ajudar a chegar à raiz da dependência de aparelhos eletrônicos.

Meditação e concentração

A meditação é uma prática comum no mundo todo. Mas, recentemente, ela chegou a um ponto de esgotamento, com aplicativos que chegam à lista dos mais vendidos da Apple Store e estúdios que surgem em todos os cantos do país para ajudar a acalmar as mentes ocupadas.
 
“Nestes tempos de incerteza, os consumidores se preocupam em cultivar o presente”, explica Sutter. “Eles meditam para sentir a transformação e encontrar sua força interior.” Como resultado disso, os resorts oferecem uma série de aulas de meditação e concentração, muitas delas com propósitos específicos, como meditação pelos chakras para corrigir desequilíbrios emocionais e despertar a energia interior ou sessões orientadas por um terapeuta comportamental.
 
Independentemente da prática individual, os benefícios da meditação se fundamentam em um fato científico: um estudo recente relata que a meditação e a concentração oferecem a cura para alívio da dor, enquanto os devotos da prática relatam uma diminuição do stress, mais clareza e menos ansiedade. 

Bem-estar high-tech

Se a palavra “spa” traz à mente música zen e tratamentos exuberantes, você ainda não experimentou os novos tipos de centros para cuidados com a saúde e bem-estar altamente tecnológicos. Esses spas, destinados àqueles que estão seriamente comprometidos, prometem resultados sólidos e foram criados para identificar e tratar doenças crônicas.
 
Os programas estão à altura de pesquisas de doutorado, incluindo unidades dedicadas à biotecnologia de células-tronco para tratar doenças autoimunes, ou um dia inteiro de exames médicos, que incorporam uma análise de composição corporal, coleta de sangue e teste de taxa metabólica. Deficiência de vitaminas, alergias e intolerância a alimentos podem ser identificadas e tratadas, enquanto doenças mais difundidas têm chances de ser identificadas e tratadas por meio de uma combinação de tratamento tradicional e holístico.
 
Para hóspedes que sofrem de doenças leves, porém persistentes, e que ainda não procuraram um diagnóstico ou tratamento, as instalações para o bem-estar high-tech são o lugar perfeito para analisar os detalhes e as raízes daquilo que está incomodando você.

Equoterapia

Há muitos anos, os cavalos vêm sendo reconhecidos, por aqueles que trabalham com questões traumáticas ou emocionais, como animais terapêuticos, e muitos resorts de luxo recorreram a programas de equoterapia como fonte de criatividade e contato.
 
“Os gregos da Antiguidade documentaram os benefícios da montaria como terapia”, afirma a consultora Krista Betts, de Austin, no Texas. “Animais nos fazem relaxar naturalmente e nos trazem paz, por isso, não é difícil entender por que os spas estão oferecendo a equoterapia como opção.”
 
Os programas criados em função dos cavalos – nos quais os hóspedes nem chegam a montar e, em vez disso, trabalham com esses animais – trazem benefícios tanto para casais como individualmente, e também são conhecidos como exercícios para o fortalecimento de equipes. As sessões são criadas para facilitar a escuta e a comunicação, ao mesmo tempo que promovem a reflexão sobre o comportamento humano e funcionam como um espelho espiritual (afinal de contas, cavalos são conhecidos por serem intuitivos e sentirem emoções). Outras opções procuradas incluem aulas de pintura tendo o animal como tela, para expressar emoções e centralizar energia.
 
Os hóspedes relatam sentir uma calma renovada, clareza e contato após a equoterapia – uma forma simples, porém eficiente, de recuperar o sentido de propósito, controle e clareza. 
 
Para ter a seleção completa dos 41 parceiros em bem-estar do Virtuoso, entre em contato com o seu consultor de viagens.

Encontre o bem-estar nestes hotéis, resorts e cruzeiros do Virtuoso para o bem-estar:
 
Fairmont Sonoma Mission Inn & Spa – Sonoma, Califórnia, EUA
Blackberry Farm – Great Smoky Mountains, Tennessee, EUA
The Ranch Malibu – Malibu, Califórnia, EUA
Miraval Resort & Spa – Tucson, Arizona, EUA
Andaz Maui at Wailea Resort – Havaí, EUA
Borgo Egnazia – Puglia, Itália
Castel Monastero Resort & Spa – Siena (Toscana), Itália
Grand Hotel Quellenhof & Spa Suites – Bad Ragaz, Suíça
Schloss Elmau Luxury Spa Retreat and Cultural Hideaway – Bavária, Alemanha
SHA Wellness Clinic – Região de Albir/Valência, Espanha
Chable Resort and Spa - Chocholá, México
The Resort at Pedregal – Cabo San Lucas, México
BodyHoliday Saint Lucia – Caribe
The Dhara Dhevi Chiang Mai – Chiang Mai, Tailândia
Mukul Beach, Golf & Spa – Nicarágua
Crystal Cruises – Itinerários oferecidos no mundo todo.